1 – Elvis Presley Number 1 - 1956

 

Gravado: 5 de julho de 1954 até 31 de janeiro de 1956

Onde: RCA Studio B, em Nashville, RCA em New York City e Sun Studios em Memphis.

Lançado: 23 de março de 1956

Selo: RCA Victor

Produtores: Sam Phillips (no Sun Studios) e Stephen H. Sholes (nos estúdios RCA).

Gênero: Rock and roll/Rockabilly.

Duração: 28 minutos e 3 segundos.

Posições nos charts:

UK Albums (OCC) - #1

US Billboard 200 - #1

US Albums (Cashbox) - #1


Trata-se do primeiro disco Long Play de Elvis. Até então, só tinha lançado compactos. As sessões de gravações aconteceram nos dias 10 e 11 de janeiro de 1956, nos estúdios da RCA Victor em Nashville, Tennessee e em 30 e 31 de janeiro de 1956, nos estúdios da RCA Victor em New York City. Foi também utilizado material das gravações feitas por Elvis na sua antiga gravadora, a Sun Records, gravadas nos dias 5 de julho, 19 de agosto e 10 de setembro de 1954 e no dia 11 de julho de 1955.


O disco ficou dez semanas como número 1 no Billboard Top Pops Albums, sendo o primeiro disco de rock and roll a chegar na posição número 1 desse chart. Assim como, também foi o primeiro disco a vender mais de um milhão de cópias no genêro rock and roll.


A história conta que no segundo semestre de 1955, os compactos de Elvis gravados na Sun Records, começaram a ganhar espaço no país, mais especialmente noa charts da Billboard de Country and Western Singles. Baby let's play house chegou ao número 5 e I forgot to remember to forget chegou ao número 1.


O novo empresário de Elvis, o famoso Coronel Tom Parker, tinha livre acesso na RCA Victor, por causa de um cliente dele, Eddy Arnold. O coronel tinha amizade com o chefe da divisão de Country and Western, Stephen Sholes. O coronel convenceu Sholes a comprar o contrato que Elvis tinha com Sam Philips, pra levá-lo pra RCA Victor.


No dia 21 de novembro de 1955, A RCA Victor comprou o passe de Elvis por 40 mil dólares, uma soma nunca vista antes na história da música. Com a força da RCA Victor, Elvis apareceu por quatro semanas consecutivas no programa de televisão chamado Stage Show, dos Dorsey Brothers. Ele foi em 28 de janeiro, 4 de fevereiro, 11 de fevereiro e 18 de fevereiro de 1956. Como o compacto com Heartbreak Hotel estava vendendo bem, eles queriam um LP pra não perder o timing do sucesso de Elvis naquele momento.


A RCA só tinha tido duas sessões de gravações de Elvis, justamente as que falamos de janeiro, e Elvis caiu na estrada com a banda pra fazer shows. Conseguiram 11 canções dessas sessões. Quase um disco completo. Mas eles achavam que muitas dessas canções tinha potencial pra serem compactos. Nos anos cinquenta, as canções mais poderosas eram lançadas em compacto, enquanto as menos poderosas eram deixadas pra serem lançadas nos LPs.


Assim, a RCA não tinha a intenção de lançar todas essas 11 canções e muito menos utilizar Heartbreak Hotel no disco, correndo o risco das vendas do compacto caírem. Foi decidido que iriam utilizar 7 das novas gravações da RCA Victor e 5 gravações que já haviam sido feitas por Elvis na Sun Records mas que nunca haviam sido lançadas. As canções da Sun Records foram I love you because, Just because, Tryin' to get to you, I'll never leto you go (Little darlin') e Blue moon.


Das 7 músicas gravadas na RCA, três eram sucessos recentes de R&B, que Elvis gostava. A primeira Money honey, de 1953, escrita por Jesse Stone e gravada por Clyde McPhatter com os Drifters. A segunda era I got a woman, um hit de Ray Charles de 1955 e a terceira Tutti-Frutti, de Little Richard, outro hit daquele ano. R&B naquela época era sinônimo de música de negro.


Um rockabilly com grande potencial foi escolhido como quarta música, que daria suporte ao material de R&B, caso fosse necessário. Essa foi Blue suede shoes, de Carl Perkins, que justamente abri o disco. Carl Perkins era justamente outro artista da Sun Records e amigo de Elvis. A RCA não lançou Blue suede shoes como compacto porque prometeu a Sam Phillips que não iria estragar o sucesso que Perkins estava tendo com seu próprio compacto dessa música.


As outras três canções foram I'm counting on you, de Don Robertson, One sided love affair, de Bill Campbell e I'm gonna sit right down and cry (Over you), de Howard Biggs e Joe Thomas.


A foto da capa foi tirada em um show no Fort Homer Hesterly Armory, em Tampa, Florida, em 31 de julho de 1955. O fotógrafo foi William Robertson.


A ordem das faixas do disco ficou assim:


Lado A:


1 – Blue suede shoes (Carl Perkins) – Gravada em 30 de janeiro de 1956.

2 – I'm counting on you (Don Robertson) – Gravada em 11 de janeiro de 1956.

3 – I got a woman (Ray Charles/Renald Richard) - Gravada em 10 de janeiro de 1956.

4 – One sided love affair (Bill Campbell) – Gravada em 30 de janeiro de 1956.

5 – I love you because (Leon Payne) – Gravada em 5 de julho de 1954.

6 – Just because (Bob Shelton/Joe Shelton/Sydney Robin) – Gravada em 10 de setembro de 1954.


Lado B:


1 – Tutti-frutti (Little Richard/Dorothy LaBostrie) – Gravada em 31 de janeiro de 1956.

2 – Tryin' to get to you (Rose Marie McCoy/Charles Singleton) – Gravada em 11 de julho de 1955.

3 – I'm gonna sit right down and cry (Over you) (Howard Biggs/Joe Thomas) – Gravada em 31 de janeiro de 1956.

4 – I'll never let you go (Little darlin') – Jimmy Wakely – Gravada em 10 de setembro de 1954.

5 – Blue moon (Richard Rodgers/Lorenz Hart) – Gravada em 19 de agosto de 1954.

6 – Money honey (Jesse Stone) – Gravada em 10 de janeiro de 1956.


Elvis Presley cantou, tocou violão e piano em Tryin'to get to you.

Scoty Moore tocou guitarra.

Chet Atkins tocou violão em I'm counting on you e Money Honey.

Floyd Cramer tocou piano em I'm counting on you, I got a woman e Money honey.

Shorty Long tocou piano em Blue suede shoes, One sided love affair, Tutti-Frutti e I'm gonna sit right down and cry (Over you).

Bill Black tocou baixo.

D. J. Fontana tocou bateria em todas menos I love you because, Just because, Tryin' to get to you, I'll never let you go (Little darlin') e Blue moon.

Johnny Bernero tocou bateria em Tryin' to get to you.

Gordon Stoker fez backing vocals.

Ben Speer fez backing vocals.

Brock Speer fez backing vocals.

Doug Poindexter tocou percussão e guitarra em Just because.

 

 

História dos compacto de Elvis até o lançamento deste primeiro LP, em 23 de março de 1956.


1 - O primeiro compacto de Elvis foi gravado em lançado em 5 de julho de 1954 (That's all right) e 7 de julho (Blue moon of Kentucky) e lançada em 19 de julho de 1954, pela Sun Records. As duas canções foram lançadas na Compilação de Elvis de 6 de fevereiro de 1959, chamada For LP fans only.


Lado A – That's all right

Lado B – Blue moon of Kentucky


2 – O segundo compacto de Elvis tinha Good rockin' tonight, gravada em 10 de setembro de 1954 e I don't care if the sun don't shine, gravada em 11 de setembro de 1954. O compacto saiu em 25 desetembro de 1954. Elas iriam sair na compilação de Elvis de julho de 1959, chamada de A date with Elvis.


Lado A – Good rockin' tonight

Lado B – I don't care if the sun don't shine


3 – O terceiro compacto de Elvis, completando os três compactos de Elvis gravados em 1954 (embora lançado só em 1955), teve Milkcow blues boogie, gravada em 6 de dezembro de 1954 e You're a heartbreaker, gravada em 8 de dezembro de 1954. O compacto saiu em 8 de janeiro de 1955. Sairia também na compilação A date with Elvis, de julho de 1959.


Lado A – Milkcow blues boogie

Lado B – You're a heartbreaker


4 – O quarto compacto de Elvis viria com Baby let's play house, gravada em fevereiro de 1955 e I'm left, you're right, she's gone, também gravada em fevereiro de 1955 e lançadas em 10 de abril de 1955. Sendo o segundo compacto do ano de 1955. Sairia também no LP For LP fans only, de fevereiro de 1959.


Lado A – Baby let's play house

Lado B – I'm left, you're right, she's gone


5 – O quinto compacto de Elvis viria com I forgot to remember to forget, gravada em 11 de julho de 1955, e Mystery train, também lançada em 11 de julho de 1955. O compacto saiu em 20 de agosto de 1955 e foi o último de Elvis do ano e na Sun Records também. Sairia também no LP A date with Elvis, de julho de 1959.


Lado A – I forgot to remember to forget

Lado B – Mystery train


6 – O sexto compacto de Elvis e primeiro com a RCA Victor, foi também o último compacto lançado antes do seu LP de estréia. Viria com Heartbreak Hotel, gravada em 10 de janeiro de 1956 e I was the one, gravada em 11 de janeiro de 1956. Foi lançado em 27 de janeiro de 1956. Sairia também na compilação de Elvis chamada Elvis' Golden Records, em 21 de março de 1958.


Lado A – Heartbreak Hotel

Lado B – I was the one

 

 

 

* Yellow – Não está na lista oficial do site Discografia Obrigatória

* Verde – Está na lista oficial do site Discografia Obrigatória porém gravada por outro artista. Blue suede shoes na site Discografia Obrigatória foi lançada por Carl Perkins, I got a woman por Ray Charles, Tutti-Frutti por Little Richards, Blue Moon pelos Marcels e Money Honey pelos Drifters, com Clyde McPhatter.

* Sem cor – Está na lista oficial do site Discografia Origatória e lançada por Elvis.

Comments